
Locais para fotografar no inverno da Serra Gaúcha
Compartilhe
Quem ainda não conhece Gramado talvez tenha a ilusão de que faz frio em Gramado o ano inteiro. Mas, não... No verão faz calor, no outono e na primavera a temperatura é mais agradável e no inverno congelamos. Sim! Nosso inverno, que começa oficialmente dia 20 de junho, é bem rigoroso, com possibilidade de neve.
Por termos as estações bem definidas, em cada época vemos paisagens bem diferentes por aqui. Por isso resolvi dar algumas dicas aqui de locais que gosto muito de fotografar em Gramado e Canela no inverno.
1. CENTRO DE GRAMADO
A avenida principal de Gramado ganha uma coloração avermelhada nas folhinhas das árvores em junho e os dias geralmente são mais cinzentos, o que faz com que isso, junto com a arquitetura da cidade, dê aquela "carinha de Europa" que tanto amamos. Em algumas ruas da cidade florescem as cerejeiras ornamentais japonesas em julho e agosto, assim como as Magnólias.




















2. CAFETERIAS
Gramado e Canela tem algumas cafeterias charmosas que acabam virando cenários perfeitos de inverno. Além da estética desses locais terem tudo a ver com o clima de inverno, uma pausa para um café no meio ou no final do ensaio é sempre uma boa pedida, pois aquece um pouco os dias mais gelados.







3. HOSPEDAGEM
Muitas vezes, para fugir um pouco do frio, da chuva e também porque não deixa de ser charmoso, é possível realizar o ensaio no local em que o cliente está hospedado. É preciso levar em consideração, nesse caso, se o local é bem iluminado e se não vai interferir no funcionamento do hotel, por exemplo. Quando fotografo num hotel ou pousada, sugiro para meus clientes fazermos as fotos na parte da tarde, assim o local estará mais vazio, pois "fugimos" do horário de café da manhã, check-in e checkout.






















4. LAGO NEGRO
O Lago Negro, no final do inverno, ganha tons de rosa por conta das Azaléias que florescem por lá. Além da época das hortênsias, esse finalzinho do inverno também é uma das épocas mais bonitas para se fotografar no Lago.








5. PRAÇA DAS ETNIAS
No final do inverno, em setembro, florescem as glicínias e a praça das etnias acaba se tornando um dos locais privilegiados com sua florada. Além de ser um local bonito para fotografar, você também pode provar as delícias da Casa do Colono que tem ali.




6. COGUMELOS MONTANHÊS
Localizado na Linha Ávila, interior de Gramado, fica esse lugar que parece saído de um conto de fadas. Tem lago, tem casinha de Hobbit e cercado por muito verde. Um verdadeiro refúgio.







7. CENTRO DE CANELA
Algumas ruas do centro de Canela ficam aindamais charmosas nessa época, principalmente no final da tarde, quando as luzinhas acendem.



8. LAJE DE PEDRA
Certamente um dos meus locais favoritos, pela tranquilidade e paisagem que nos cerca nesse lugar. Fica lindo no final do inverno, com as azaléias.



