
Locais para fotografar no inverno de Gramado & Canela
Compartilhe
Quem ainda não conhece Gramado talvez tenha a ilusão de que faz frio em Gramado o ano inteiro. Mas, não... No verão faz calor, no outono e na primavera a temperatura é mais agradável e no inverno congelamos. Sim! Nosso inverno, que começa oficialmente dia 20 de junho, é bem rigoroso, com possibilidade de neve.
Por termos as estações bem definidas, em cada época vemos paisagens bem diferentes por aqui. Por isso resolvi dar algumas dicas aqui de locais que gosto muito de fotografar em Gramado e Canela no inverno.
1. Avenida Borges de Medeiros
A avenida principal de Gramado ganha uma coloração avermelhada nas folhinhas das árvores em junho e os dias geralmente são mais cinzentos, o que faz com que isso, junto com a arquitetura da cidade, dê aquela "carinha de Europa" que tanto amamos.




2. Fonte do Amor Eterno
Um dos motivos de eu gostar de fotografar na fonte nessa época é por conta de algumas cerejeiras ornamentais japonesas que florescem por lá no final de junho e a luz maravilhosa que bate lá pela manhã.


3. Praça Major Nicoletti
No final de junho essa praça ganha tons de rosa por conta das cerejeiras e isso costuma durar até metade de julho, depois disso elas começam a secar. Uma dica é fotografar pela manhã cedinho, pois nessa época a praça e a cidade costumam ficar bem movimentadas.


4. Vinícola Jolimont
Essa é minha época favorita para fotografar na Vinícola Jolimont, em Canela, por conta da luz linda que bate, dos galhos secos das árvores e as montanhas que ganham uma coloração mais azulada por conta dos dias nublados.



5. Rua Vinte e oito
Esse não é um nome popular por aqui, mas é o nome da rua que leva até o condomínio Reserva da serra, em Canela, e no inverno é um dos meus locais favoritos para fotografar por conta das cerejeiras. Lindo, né?





6. Caza Wilfrido
É com certeza um lugar para fotografar em qualquer estação. As lavandas estão sempre presentes e florescidas, a lareira acesa esperando quem chega para se aquecer e o muro todo preenchido com galhos secos. Refúgio bucólico na Linha Tapera, interior de Gramado.



7. Rua augusto Zatti
Fica no "miolinho" do centro de Gramado e ganha mais charme em agosto, quando outro tipo de cerejeira floresce, mas em tons mais claros do que a de junho.






8. Cafeteria
Tem coisa melhor do que finalizar um ensaio tomando um café ou chocolate quente em alguma cafeteria charmosa?
Além de se proteger e aquecer no dias frios, pode ser uma alternativa para dia chuvosos, muito comuns no inverno, assim como relaxar depois da caminhada que acontece durante o ensaio e se alimentar, para depois passear pela cidade. Dentro da minha lista de cafeterias favoritas está Atelier do Café, Café du Centre, Miroh, Casa Francesa e o Espaço da Amanda Selbach.



9. Hotel
Como costuma fazer frio e chover bastante no inverno, uma alternativa para se proteger desse clima é fotografar no hotel que está hospedado. Dos hotéis mais "instagramáveis" que costumo fotografar, o Colline de France e o Valle D`incanto são meus favoritos.







10. Estação Campos de Canella
Antiga Estação férrea, atual complexo turístico, cultural e gastronômico, além de você encontrar um pouco de tudo ali, como lojinhas, cervejaria e restaurantes, o local também acaba virando cenário de fotos e eu gosto mais ainda dele no finalzinho de tarde, quando as luzinhas acendem. Quando chove as luzinhas refletem no chão molhado, dando ainda mais charme para as fotos.


