
Dicas de fotografia para iniciantes
Compartilhe

Esse é um assunto que sempre aparece quando abro a caixinha de perguntas nos stories.
Bem resumidamente, baseado na minha experiência e no que funcionou pra mim, minhas dicas são:
1. Use o equipamento que você tem. E quando puder investir em equipamento, envista em câmera full frame e lentes luminosas.
2. Entenda a luz e seus efeitos. Luz é tudo na fotografia ou quase tudo! Teste fotografando na sombra, na golden hour, luz pontual, contraluz, luz frontal, uso do flash até entender qual tipo de luz tem mais a ver com seu estilo.
3. Saiba quais configurações importam. Já adianto que existem um trio que você precisa conhecer muito bem: ISO, ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR. São três configuracão que tem suas particularidades, mas andam juntas, uma depende da outra.
4. Conheça as lentes e suas funcionalidades. Lentes claras são as favoritas e mais caras. Sou fã de teleobjetivas para retratos e grande angular para paisagens. Nos ensaios uso mais teleobjetivas (a 135 mm da Sigma Art é minha favorita!) e nos casamentos uso mais a 35 mm.
5. Faça assistência para outro fotógrafo. Melhor escola da vida é a prática e observando e absorvendo conhecimento de quem já está no mercado.
6. Faça cursos curtos, mentorias, workshops, curso online. Eu fiz faculdade, mas hoje percebo que poderia ter feitos cursos curtos, bem direcionados para os meus objetivos. A partir do momento que você aprende a técnica, o resto vai depender da prática e do seu olhar e estilo como fotógrafo(a).
7. Entenda de edição. Conheça as funcionalidades dos principais programas de edição: Lightroom e photoshop. Hoje em dia não uso photoshop, a nao ser para retoques bem pontuais uma vez ou outra. Acabo fazendo tudo no Lightroom.
8. Busque inspiração, mas evite copiar ou se comparar. Costumo buscar inspiração no pinterest, em revistas, filmes, até em cenas do cotidiano. Mas, já caí na cilada muitas vezes de me inspirar em alguns fotógrafos e acabar querendo fotografar igual a eles. No fim acabava me frustando, pois cada fotógrafo tem sua experiência de vida, seu jeitinho único de fotografar. O mais importante é saber que cada olhar e único, respeitar sua essência e desenvolver o seu estilo, pois é isso que vai fazer o cliente te escolher: a identificação dele com SEU OLHAR.
9. Faça muito portólio e Faça parcerias com pessoas/empresas que tem os mesmos clientes que você quer ter para divulgar seu trabalho. É uma boa maneira de entrar no mercado.